Hiperautomação: O Futuro das Operações Empresariais com Inteligência Artificial

  • Dezembro 5, 2024
 
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Hiperautomação: O Futuro das Operações Empresariais com Inteligência Artificial


Segundo pesquisa realizada pela Gartner, até 2026, 30% das empresas pretendem automatizar mais da metade de suas operações digitais. Esse estudo revela a tendência crescente entre as lideranças de infraestrutura e operações (I&O), que estão cada vez mais em busca de soluções baseadas em inteligência artificial para análise de dados, automatização inteligente e melhores práticas para otimizar a resiliência operacional, enfrentando processos complexos, aumento de dados e as constantes mudanças do mercado.

É nesse cenário que a hiperautomação se torna cada vez mais necessária, elevando os benefícios da automatização de processos. Ao integrar inteligência artificial, IA generativa, machine learning, arquitetura de software orientada a eventos e diversas outras tecnologias, a hiperautomação torna os processos, as pessoas e a gestão mais inteligentes e orientados a dados.

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Afinal, qual a diferença entre a hiperautomação e automação? 

A simples automatização refere-se à realização de tarefas repetitivas, nas quais não é necessária a intervenção manual no processo. Normalmente, é utilizada em escalas menores, criando soluções mais simples para tarefas individuais.

Um exemplo prático de automação de tarefas é o uso de chatbots para atendimento ao cliente. Muitas empresas configuram esses bots para responder automaticamente a perguntas frequentes, como status de pedidos, horários de funcionamento ou política de devolução.

Isso reduz a necessidade de um atendente humano para tarefas repetitivas, liberando tempo para que a equipe foque em questões mais complexas.

Já a hiperautomação refere-se à utilização de múltiplas ferramentas de automação, que incorporam uma camada de IA e um olhar mais aprofundado sobre as necessidades operacionais e de negócios.

Seguindo no mesmo exemplo, na hiperautomação, o uso de chatbots vai além de simplesmente responder a perguntas frequentes, realizando integrações com outras ferramentas, como CRM, ERP e soluções de gestão, ampliando as possibilidades e a experiência para os clientes.

Agora, imagine que, nesse mesmo chatbot que responde perguntas frequentes, seja possível:

  • Consultar automaticamente o estoque em tempo real para verificar a disponibilidade de produtos;
  • Gerar pedidos diretamente no sistema;
  • Fornecer status dos pedidos, entrega e localização;
  • Atualizar o status do pedido no CRM;
  • E até acionar processos de faturamento ou o envio automático de notas fiscais.

Além disso, na hiperautomação, é possível adicionar camadas de IA para auxiliar na coleta de dados, análise de desempenho dos processos e promover otimizações constantes.

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Benefícos da Hiperautomação com a ServiceNow

A essência da hiperautomação é maximizar a automação de processos de ponta a ponta, reduzindo a necessidade de intervenção humana, auxiliando no processo de melhoria contínua e promovendo experiências mais eficientes e integradas, focadas nas necessidades e objetivos do negócio.

Isso se traduz em uma operação mais interconectada, eficiente e controlada para toda a corporação, elevando os patamares de eficiência operacional e atualizando a cultura corporativa para a era digital e da inteligência artificial.

Essa evolução se torna ainda mais impactante ao utilizar a plataforma ServiceNow, uma solução completa para empresas que desejam se tornar competitivas em um mercado em constante mudança.

Principais benefícios que você terá com a Hiperautomação com a ServiceNow:

  1. Gestão de Incidentes Automatizada:
    • IT Service Management (ITSM): Gerencia o ciclo de vida completo de incidentes de TI, incluindo a automação de correções por meio de RPA.

  2. Aprovação de Solicitações Automatizadas:
    • ServiceNow ITSM Change Management: Avalia e aprova mudanças ou serviços automaticamente, usando IA e regras de negócios.

  3. Automação do Onboarding de Funcionários:
    • HR Service Delivery (HRSD): Orquestra processos de integração, desde a criação de contas até a entrega de equipamentos, com fluxos de trabalho inteligentes.

  4. Gestão de Ativos Automatizada:
    • IT Asset Management (ITAM): Monitora o uso de ativos e agenda manutenções preventivas, integrando IoT.

  5. Atualização de Sistemas e Patches:
    • Security Operations (SecOps): Identifica vulnerabilidades e aplica patches automaticamente.

  6. Gestão Financeira Automatizada:
    • Financial Services Operations: Automatiza processos de verificação de faturas, pagamentos e reconciliações com a ajuda de IA.

  7. Atendimento ao Cliente Proativo:
    • Customer Service Management (CSM): Monitora o uso de produtos, prevê falhas e gera tickets de suporte proativamente.

  8. Automação de Tarefas de Compliance:
    • Governance, Risk, and Compliance (GRC): Integra-se com sistemas de auditoria, aplica políticas automaticamente e gera relatórios de conformidade.

  9. Automação de Solicitações de TI:
    • ITSM Self-Service Portal: Automatiza o provisionamento de acesso, redefinição de senhas e outros pedidos de TI com fluxos de trabalho integrados.

  10. Gestão de Projetos Automatizada:
    • Project Portfolio Management (PPM): Atribui tarefas, monitora prazos e ajusta recursos de forma automatizada dentro dos projetos.


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A Aoop é a empresa número 1 em projetos ServiceNow no Brasil. Com mais de 2.500 projetos implementados utilizando a plataforma, aceleramos a transformação digital e a adoção da hiperautomação nas maiores empresas do Brasil e da América Latina.

Além de desbloquear diversas possibilidades e soluções da ServiceNow por meio de treinamentos realizados pela nossa Shark Academy, impactamos centenas de profissionais.

Como prova de nossa capacidade, conquistamos a nota 96.0 no relatório ISG de 2024, superando a média de mercado de 76.7.

Neste estudo, fomos avaliados por nossos próprios clientes em seis critérios de competência na entrega de projetos de transformação digital, alcançando a nota máxima em cinco deles.

Vamos juntos tornar sua empresa, processos e equipes mais eficientes com a hiperautomação da plataforma ServiceNow.

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