OUÇA AGORA MESMO A TRANSCRIÃO:
Segundo pesquisa realizada pela Gartner, até 2026, 30% das empresas pretendem automatizar mais da metade de suas operações digitais. Esse estudo revela a tendência crescente entre as lideranças de infraestrutura e operações (I&O), que estão cada vez mais em busca de soluções baseadas em inteligência artificial para análise de dados, automatização inteligente e melhores práticas para otimizar a resiliência operacional, enfrentando processos complexos, aumento de dados e as constantes mudanças do mercado.
É nesse cenário que a hiperautomação se torna cada vez mais necessária, elevando os benefícios da automatização de processos. Ao integrar inteligência artificial, IA generativa, machine learning, arquitetura de software orientada a eventos e diversas outras tecnologias, a hiperautomação torna os processos, as pessoas e a gestão mais inteligentes e orientados a dados.
Afinal, qual a diferença entre a hiperautomação e automação?
A simples automatização refere-se à realização de tarefas repetitivas, nas quais não é necessária a intervenção manual no processo. Normalmente, é utilizada em escalas menores, criando soluções mais simples para tarefas individuais.
Um exemplo prático de automação de tarefas é o uso de chatbots para atendimento ao cliente. Muitas empresas configuram esses bots para responder automaticamente a perguntas frequentes, como status de pedidos, horários de funcionamento ou política de devolução.
Isso reduz a necessidade de um atendente humano para tarefas repetitivas, liberando tempo para que a equipe foque em questões mais complexas.
Já a hiperautomação refere-se à utilização de múltiplas ferramentas de automação, que incorporam uma camada de IA e um olhar mais aprofundado sobre as necessidades operacionais e de negócios.
Seguindo no mesmo exemplo, na hiperautomação, o uso de chatbots vai além de simplesmente responder a perguntas frequentes, realizando integrações com outras ferramentas, como CRM, ERP e soluções de gestão, ampliando as possibilidades e a experiência para os clientes.
Agora, imagine que, nesse mesmo chatbot que responde perguntas frequentes, seja possível:
- Consultar automaticamente o estoque em tempo real para verificar a disponibilidade de produtos;
- Gerar pedidos diretamente no sistema;
- Fornecer status dos pedidos, entrega e localização;
- Atualizar o status do pedido no CRM;
- E até acionar processos de faturamento ou o envio automático de notas fiscais.
Além disso, na hiperautomação, é possível adicionar camadas de IA para auxiliar na coleta de dados, análise de desempenho dos processos e promover otimizações constantes.
Benefícos da Hiperautomação com a ServiceNow
A essência da hiperautomação é maximizar a automação de processos de ponta a ponta, reduzindo a necessidade de intervenção humana, auxiliando no processo de melhoria contínua e promovendo experiências mais eficientes e integradas, focadas nas necessidades e objetivos do negócio.
Isso se traduz em uma operação mais interconectada, eficiente e controlada para toda a corporação, elevando os patamares de eficiência operacional e atualizando a cultura corporativa para a era digital e da inteligência artificial.
Essa evolução se torna ainda mais impactante ao utilizar a plataforma ServiceNow, uma solução completa para empresas que desejam se tornar competitivas em um mercado em constante mudança.
Principais benefícios que você terá com a Hiperautomação com a ServiceNow:
- Gestão de Incidentes Automatizada:
- IT Service Management (ITSM): Gerencia o ciclo de vida completo de incidentes de TI, incluindo a automação de correções por meio de RPA.
- IT Service Management (ITSM): Gerencia o ciclo de vida completo de incidentes de TI, incluindo a automação de correções por meio de RPA.
- Aprovação de Solicitações Automatizadas:
- ServiceNow ITSM Change Management: Avalia e aprova mudanças ou serviços automaticamente, usando IA e regras de negócios.
- ServiceNow ITSM Change Management: Avalia e aprova mudanças ou serviços automaticamente, usando IA e regras de negócios.
- Automação do Onboarding de Funcionários:
- HR Service Delivery (HRSD): Orquestra processos de integração, desde a criação de contas até a entrega de equipamentos, com fluxos de trabalho inteligentes.
- HR Service Delivery (HRSD): Orquestra processos de integração, desde a criação de contas até a entrega de equipamentos, com fluxos de trabalho inteligentes.
- Gestão de Ativos Automatizada:
- IT Asset Management (ITAM): Monitora o uso de ativos e agenda manutenções preventivas, integrando IoT.
- IT Asset Management (ITAM): Monitora o uso de ativos e agenda manutenções preventivas, integrando IoT.
- Atualização de Sistemas e Patches:
- Security Operations (SecOps): Identifica vulnerabilidades e aplica patches automaticamente.
- Security Operations (SecOps): Identifica vulnerabilidades e aplica patches automaticamente.
- Gestão Financeira Automatizada:
- Financial Services Operations: Automatiza processos de verificação de faturas, pagamentos e reconciliações com a ajuda de IA.
- Financial Services Operations: Automatiza processos de verificação de faturas, pagamentos e reconciliações com a ajuda de IA.
- Atendimento ao Cliente Proativo:
- Customer Service Management (CSM): Monitora o uso de produtos, prevê falhas e gera tickets de suporte proativamente.
- Customer Service Management (CSM): Monitora o uso de produtos, prevê falhas e gera tickets de suporte proativamente.
- Automação de Tarefas de Compliance:
- Governance, Risk, and Compliance (GRC): Integra-se com sistemas de auditoria, aplica políticas automaticamente e gera relatórios de conformidade.
- Governance, Risk, and Compliance (GRC): Integra-se com sistemas de auditoria, aplica políticas automaticamente e gera relatórios de conformidade.
- Automação de Solicitações de TI:
- ITSM Self-Service Portal: Automatiza o provisionamento de acesso, redefinição de senhas e outros pedidos de TI com fluxos de trabalho integrados.
- ITSM Self-Service Portal: Automatiza o provisionamento de acesso, redefinição de senhas e outros pedidos de TI com fluxos de trabalho integrados.
- Gestão de Projetos Automatizada:
- Project Portfolio Management (PPM): Atribui tarefas, monitora prazos e ajusta recursos de forma automatizada dentro dos projetos.
Vamos começar a Hiperautomação da sua empresa com a Aoop?
A Aoop é a empresa número 1 em projetos ServiceNow no Brasil. Com mais de 2.500 projetos implementados utilizando a plataforma, aceleramos a transformação digital e a adoção da hiperautomação nas maiores empresas do Brasil e da América Latina.
Além de desbloquear diversas possibilidades e soluções da ServiceNow por meio de treinamentos realizados pela nossa Shark Academy, impactamos centenas de profissionais.
Como prova de nossa capacidade, conquistamos a nota 96.0 no relatório ISG de 2024, superando a média de mercado de 76.7.
Neste estudo, fomos avaliados por nossos próprios clientes em seis critérios de competência na entrega de projetos de transformação digital, alcançando a nota máxima em cinco deles.
Vamos juntos tornar sua empresa, processos e equipes mais eficientes com a hiperautomação da plataforma ServiceNow.