O novo release da ServiceNow, Xanadu, reforça de forma mais assertiva o slogan da plataforma "Put AI to Work". Ele promete expandir e acelerar os recursos de inteligência, colocando a IA no centro da plataforma. Isso eleva os ganhos de produtividade, assertividade e maturidade tecnológica do ecossistema ServiceNow.
Vamos destacar essa evolução em 6 principais ferramentas de IA dentro da plataforma ServiceNow.
Solução 1 ) Now Assist - O Assistente virtual para ganhos de produtividade.
Now Assist é uma ferramenta de inteligência artificial generativa que está dentro da Now Intelligence. Ela auxilia o usuário na utilização da ferramenta de forma contextualizada, com exemplos de resumo de casos, geração de código e criação de fluxos de trabalho.
Essas funcionalidades são agrupadas em “skills” que atendem às necessidades específicas de diferentes usuários e processos, gerando respostas mais assertivas para cada atividade e solicitação requisitada.
Isso proporciona aumento de produtividade e eficiência no fluxo de trabalho, permitindo que usuários e equipes consigam produzir cada vez mais rápido e melhor.
Solução 2 ) NLU - Compressão de requisitos eficientes.
NLU (Natural Language Understanding) é um componente no universo da inteligência artificial que permite aos sistemas compreender a linguagem humana de forma mais profunda. Através do NLU, é possível ensinar a IA a entender os significados das palavras em diferentes contextos, permitindo que ela gere respostas às solicitações, siga instruções e realize tarefas complexas.
A ServiceNow utiliza esse componente para criar sistemas cada vez mais inteligentes e intuitivos. Isso permite que a IA analise um grande volume de dados textuais, identificando padrões relacionados a determinados termos e gerando uma base de conhecimento para que a IA consiga se adaptar e aprender com diferentes tipos de situações.
Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar a rotina operacional de todo o mercado, proporcionando um sistema mais eficiente e intuitivo, reduzindo a curva de aprendizagem e elevando a capacidade produtiva de todo o cenário corporativo mundial.
Solução 3 ) NLQ - Geração de respostas assertivas.
NLQ (Natural Language Query) é a funcionalidade da IA que compreende as requisições feitas por usuários utilizando linguagem natural em diferentes idiomas, realizando buscas e análises de dados em diversos sistemas.
Essa função na plataforma ServiceNow possibilita que os usuários gerem diversos tipos de visualizações de dados em formatos como listas, gráficos e tabelas. Isso facilita a criação de dashboards de forma mais rápida, ajudando os gestores a tomarem decisões baseadas em dados.
Solução 4 ) Predictive Intelligence - Resolução de problemas futuros no presente.
Predictive Intelligence da ServiceNow é uma solução feita para potencializar os recursos e possibilidades da plataforma. Utilizando inteligência artificial e machine learning, ela analisa diversos dados e gera modelos de previsão que podem ser integrados a vários outros aplicativos da plataforma.
Essa funcionalidade permite que os usuários tenham uma experiência melhor ao utilizar diversas ferramentas. Há ganhos de performance, pois a Predictive Intelligence auxilia na resolução de incidentes de forma preditiva, reduzindo a taxa de erros nos processos e melhorando a classificação dos registros de fluxos de trabalho.
Essa tecnologia permite diferentes tipos de treinamentos de modelos preditivos, como supervisionado e não supervisionado, e utiliza um vocabulário específico para análise de dados textuais, facilitando a utilização desta função.
Solução 5 ) Document Intelligence - Extraindo dados de documentos para reduzir a carga operacional.
Document Intelligence é uma funcionalidade da ServiceNow que utiliza a Now Intelligence para extrair informações de documentos de forma mais rápida e precisa. Isso reduz a carga operacional das equipes, automatizando processos complexos como processamento de documentos, gestão de contratos e compilação de formulários.
Diferente dos sistemas tradicionais de OCR, que digitalizam documentação através de imagens e utilizam IA para categorizar e organizar informações, a solução da ServiceNow consegue compreender o conteúdo dos documentos, mesmo que estejam em formatos e estruturas variadas. Ela realiza a extração das informações, análise, pedido de validação para inserção no sistema, e atualização e organização da base de dados com as novas informações escaneadas.
Solução 6 ) Task Intelligence - Automatizando a gestão de tarefas.
Task Intelligence é outra ferramenta dentro do portfólio da ServiceNow que utiliza machine learning para automatizar tarefas e otimizar processos. Ela permite a configuração e interação dos dados para identificar quais soluções e ferramentas podem impactar as tarefas operacionais da sua empresa.
Essa funcionalidade reduz a carga operacional das equipes, facilitando a gestão de informações e a criação de fluxos de tarefas. Ela eleva a eficiência e diminui o tempo médio de resolução (MTTR) de tarefas. Além disso, gera ganhos ao automatizar a categorização, análises de feedbacks de tarefas, identificação dinâmica de linguagem, e acelera e otimiza o atendimento de tarefas.
Elevando a produtividade da inteligência artificial da ServiceNow com a Aoop
Todas as funcionalidades de inteligência artificial da ServiceNow têm a proposta de trazer mais facilidade para a rotina operacional e otimização da gestão. Contudo, todas essas funcionalidades precisam estar 100% integradas a diversos sistemas da companhia e contar com equipes altamente capacitadas para extrair o máximo da plataforma.
A Aoop possui a experiência e a capacidade necessárias para implantar o sistema ServiceNow em sua empresa. Com mais de 2500 projetos entregues, garantimos o reconhecimento como parceira elite da ServiceNow e conquistamos a maior avaliação no Relatório ISG de 2024, com uma nota de 96.0 de 100, superando a média do mercado, que foi de 76.7.
Também possuímos a Shark Academy, nossa área totalmente dedicada a capacitar profissionais na plataforma da ServiceNow, elevando a maturidade digital em sua empresa e possibilitando novos ganhos de produtividade e eficiência.
Vamos elevar juntos a produtividade da IA da ServiceNow na sua empresa.
Escrito por Diego Beltrame
Head de PreSales e Advisory, atua como um verdadeiro evangelista da plataforma ServiceNow, impulsionando a adoção de workflows e otimizando processos em diversas organizações. É um apaixonado por tecnologia e inovação, com mais de 20 anos de experiência em liderança de projetos de transformação digital em diversos países. Sua expertise em Inteligência Artificial e sua capacidade de construir soluções personalizadas o tornam um profissional altamente capacitado para acompanhar as jornadas de Inovação e Transformação Digital. Possui uma visão estratégica e holística dos negócios, sempre buscando soluções que gerem valor para os clientes. Também é um pai dedicado e encontra um equilíbrio inspirador entre sua vida profissional e pessoal, buscando sempre inovar e criar um futuro melhor para seus filhos, Alice, Benjamin e Mariah.