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Plataformas Digitais: Agilidade e Integração para Resolução Eficiente de Crises
Agilidade e organização são essenciais para a resolução de crises ou situações críticas que municípios, estados e países podem enfrentar. Seja em calamidades públicas ou em situações rotineiras, como a queda de sistemas de cadastro de pacientes, o tempo de resposta é crucial para que o atendimento não seja interrompido e possa atender, da forma mais rápida possível, as necessidades da população.
Esses pontos essenciais são igualmente cruciais no desenvolvimento de ferramentas e soluções digitais que atendam a essas ocasiões críticas. Para a criação dessas soluções, é necessário atender a três requisitos básicos:
- Adaptabilidade de soluções já existentes para atender situações críticas
- Integração a diversos sistemas e bancos de dados
- Visibilidade de informações e dados para tomadas de decisão rápidas
Esses aspectos podem ser atendidos através de uma plataforma digital robusta, ágil, que integre diversas ferramentas de automatização de processos, machine learning e inteligência artificial, possibilitando o desenvolvimento acelerado, com facilidade de integração e permitindo a criação de visualizações de dados (dataviz).
Dessa forma, mesmo com a escassez de tempo, é possível atender a população em situações de crise do ponto de vista tecnológico e facilitar o acesso aos serviços públicos.
O poder do Low-Code no gerenciamento de crises
Segundo uma pesquisa realizada pela Gartner, 35% das aplicações tecnológicas serão substituídas por soluções de Low-Code até 2025.
Esse dado evidencia que as soluções de Low-Code são uma das formas mais rápidas de modernizar o setor público, permitindo enfrentar grandes desafios em tempo recorde. A agilidade dessas soluções se deve à baixa necessidade de conhecimento avançado em programação, possibilitando a criação de novas ferramentas a partir de recursos pré-programados dentro da plataforma.
O Low-Code torna-se, assim, um recurso essencial para o desenvolvimento de soluções digitais que atendam a população em situações críticas, como calamidades públicas, enchentes, deslizamentos de terra, incêndios, grandes acidentes e outras circunstâncias onde o tempo de resposta é crucial.
A centralização de dados na gestão de crises
Um dos grandes desafios na gestão de crises é a descentralização de dados entre secretarias. Esse problema, que muitas vezes resulta em lentidão e burocracia para a população, pode comprometer o tempo de resposta em situações críticas.
Esse desafio é frequentemente causado pelo uso de diferentes sistemas, bancos de dados não integrados e processos pouco ou não automatizados. Mesmo em tempos de normalidade, a falta de centralização das informações pode tornar o acesso a serviços básicos mais lento e burocrático. Em crises, esse obstáculo pode amplificar a gravidade da situação, prolongando o tempo de resposta e reduzindo a efetividade das equipes.
Para solucionar esse problema, é necessário unificar as informações de diferentes departamentos, conectando secretarias em um único banco de dados. Esse banco de dados integrado permitirá que as áreas de TI e desenvolvam soluções em tempo recorder para o atendimento à população impactada por eventualidades.
Isso possibilita que tanto cidadãos quanto funcionários públicos acessem os serviços a partir de um sistema universal, facilitando a gestão de crises e situações críticas.
Visibilidade de Informações: Superando Desafios na Gestão de Crises
Um dos fatores mais problemáticos na gestão de crises é a falta de visibilidade das informações. Essa ausência de visibilidade pode complicar a gestão de recursos, esforços e até mesmo a definição de um orçamento emergencial.
Com dados centralizados de secretarias e a criação de soluções digitais emergenciais em uma plataforma única, o processo de organização das informações torna-se mais ágil. Isso permite o cruzamento de dados para descobrir informações "ocultas".
Dessa forma, a falta de visibilidade de dados e a complexidade nas tomadas de decisão se tornam mais simples. A construção de ambientes dataviz, que mapeiam essas informações em gráficos e dashboards, torna a gestão da crise mais rápida e transparente.
Soluções integradas para a gestão eficiente de crises com ServiceNow e Aoop
A ServiceNow já é uma das soluções mais utilizadas na indústria atual, sendo adotada pelos maiores grupos corporativos do mundo. Os pontos citados anteriormente são facilmente atendidos pela plataforma, graças ao amplo pacote de soluções disponibilizado.
A solução também oferece ferramentas focadas na gestão pública, atendendo desde pequenos municípios até sistemas federais, e possibilitando a criação de soluções que respondam à crescente demanda tecnológica da população, além de lidar de forma eficiente com situações de crise.
Para tirar o máximo proveito dessa solução, é necessário que ela esteja integrada aos sistemas já existentes. Nós, da Aoop, somos especialistas em realizar esse tipo de integração de forma eficiente, criando uma trilha de desenvolvimento para que sua administração consiga extrair o máximo da ferramenta.
Temos em nosso portfólio mais de 2.500 projetos de transformação digital nas maiores empresas do Brasil e da América Latina. Além disso, conquistamos a nota 96 no relatório ISG Provider Lens em 2024, superando a média do mercado de 76,6 pontos.
Também oferecemos trilhas de treinamentos por meio da nossa Shark Academy, que capacita seus agentes públicos no uso das ferramentas da plataforma, garantindo que eles tenham o conhecimento necessário para utilizar a ServiceNow de forma eficiente.
Vamos garantir a eficiência da sua gestão de crises?